Os tratamentos em Ortodontia incluem variadas técnicas, cada qual especificamente indicada conforme o diagnóstico estabelecido na avaliação inicial.
Dentre as técnicas e princípios de tratamento, dispomos de:
Na fase de desenvolvimento e crescimento, a prevenção ortodôntica é fundamental para evitar qualquer desvio de crescimento da face e proporciona o estabelecimento correto das funções neuro-vegetativas como respiração, mastigação, deglutição e fonação. É fundamental proporcionar espaço suficiente para troca dos dentes permanentes na hora certa, quando esse espaço é inadequado.
No paciente adulto, além de propiciar estética por meio de alinhamento dentário, a Ortodontia auxilia no aspecto funcional devolvendo o que foi alterado durante a vida do paciente, como perdas dentárias, desgastes excessivos, e diversas causas de desequilíbrio na mordida.
Cirurgia Ortognática
Ainda no paciente adulto, quando o grau dos problemas estéticos dentários e faciais é muito grande, a Ortodontia exclusiva pode ser insuficiente para correção, e a cirurgia ortognática é indicada, desempenhando papel fundamental para obtenção de metas estéticas e funcionais.
O cirurgião craniofacial ou buco-maxilo-facial, nos casos com indicação de cirurgia ortognática, trabalha conjuntamente com o ortodontista.